Translate

domingo, 17 de novembro de 2013

Não Existem Desculpas!


Jim Halliday, 19 de janeiro de 1918 - 6 de junho de 2007.
Jim Halliday, inglês levantador de peso que ganhou bronze nas Olímpíadas de 1948, apesar de ter sofrido por 3 anos em um campo de prisioneiros em Singapura, durante a II Guerra. 
"Jumping" Jim Halliday foi um dos quatro britânicos a ganhar medalha olímpica no levantamento de peso desde a segunda guerra mundial. Ele ganhou o apelido de “Jumping Jim” pelo seu hábito de pular alto sobre a barra após cada levantamento bem sucedido, algo que ele fez para o deleite da multidão nos Jogos Olímpicos de 1948 em Londres, quando recebeu a medalha de bronze na categoria leve. No mesmo ano foi campeão europeu. Foi um desempenho louvável porque, ao final da II Guerra em 1945, Jim pesava pouco mais de 38kg, após três anos como prisioneiro de guerra, incluindo o sofrido trabalho na ferrovia da Birmânia, “a ferrovia da morte”. Halliday posteriormente ganhou dois títulos nos Jogos do Império Britânico, em 1950 e 1954.
Halliday começou a levantar pesos com a idade de 15 anos em Farnsworth, Lancashire, em um ginásio onde ele também praticava boxe, luta e ginástica. Mas ele preferiu o levantamento de peso, ganhando o título na categoria leve de Lancashire em 1936. Ele foi convocado para o exército no início da segunda guerra mundial e foi parte da retaguarda em ação defendendo a evacuação de Dunquerque antes dele mesmo mais tarde ter que sair de Boulogne. Seu Regimento foi enviado depois para Singapura. Seu navio de transporte, o Empress of Asia, foi bombardeado e ele escapou saltando para um navio australiano, o Yarra, que estava ancorado ao lado.
No entanto, Halliday foi capturado pelos japoneses quando Singapura foi tomada e  passou o resto da guerra em cativeiro. Apesar das condições na Birmânia, manteve um pouco da sua força natural. Posteriormente lembrou quando um outro prisioneiro improvisou um peso para se exercitar usando troncos de árvore e nenhum dos presos nem os guardas japoneses conseguiam levantá-lo acima da cabeça. No entanto, quando Halliday foi transferido de um campo vizinho, conseguiu levantar acima da cabeça. Como resultado, o comandante japonês mandou diminuir a ração, porque acreditava que os prisioneiros estavam ficando muito fortes.
Mesmo sob condições adversas sempre existe um jeito para continuar treinando e improvisar equipamento
Halliday disse mais tarde: "é estranho como só lembramos mais claramente das partes boas de qualquer experiência. Talvez seja a forma natural de recompensa pelas coisas com que se sofreu." Após a guerra, Halliday começou a levantar peso novamente simplesmente para recuperar seu antigo peso corporal, que era em torno de 65 kg. Uma curiosidade de sua dieta era comer também as cascas dos ovos, além do seu conteúdo, por acreditar que a casca continha um nível muito elevado de cálcio. 
Equipe britânica de levantamento de peso para os Jogos Olímpicos de 1948 - Halliday ao centro segurando peso 
No entanto, a competição novamente o atraiu e ele participou do Campeonato Mundial de 1946 e nos Jogos Olímpicos de 1948, onde foi terceiro, na categoria em que o vencedor foi o excepcional levantador egípcio Ibrahim Shams. Halliday foi o primeiro a ganhar medalha de ouro para a Inglaterra em qualquer esporte nos Jogos do Império Britânico de 1950 e em 1954, agora no peso médio, garantiu uma segunda medalha de ouro.


Em 1950 Jim Halliday escreveu um livro muito interessante e que até hoje é leitura obrigatória para quem gosta do assunto: “Olympic Weight-Lifting & Body-Building for All”
Seu trabalho árduo com carvão na Kearsley Power Station e mais tarde como chefe de segurança do Conselho de Eletricidade, viajando pelo país palestrando sobre como levantar sacos pesados ou cavar buracos, com certeza foram fatores importantes e contribuíram com seus treinos de levantamento de peso.
Principais resultados obtidos por Halliday, além de ter sido por vários anos campeão britânico:
Jogos Olímpicos de 1948: 3º lugar Categoria 67,5 kg. Desenvolvimento 90 / Arranco 110 / Arremesso 140 / Total 340
Campeonato Europeu de 1948:  1º lugar Categoria 67,5 kg. Desenvolvimento 90 / Arranco 110 / Arremesso 140 / Total 340
Commonwealth Games: campeão na categoria 67,5 kg em 1950 e campeão na categoria 75 kg em 1954


Jim Halliday aos 71 anos 


















Jim Halliday, 19 de Janeiro de 1918 - 6 de Junho de 2007 (89 anos).

2 comentários:

  1. Muito bom! e tem Gente que não vai treinar por que mora longe, ou por que está chovendo... imagine se fosse prisioneiro de guerra! hahahahaha!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.