Translate

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Eugene Sandow (1867 – 1925)


   Eugen Sandow (1867 – 1925) – É considerado o “Pai da Cultura Física Moderna”. Nascido na Prússia, Friederich Wilhelm Muller foi um dos pioneiros da Cultura Física e adotou o nome Eugen Sandow, quando imigrou para a Inglaterra em 1885 para escapar do serviço militar.  
 Começou em 1889 a se apresentar em público fazendo demonstrações de força. Foi o primeiro astro do show de variedades de Florenz Ziegfeld Jr., que nas apresentações de Sandow percebeu que o público ficava mais impressionado com a proporção da musculatura do que pelas demonstrações de força.
   Entre 1893 e 1896 Eugen Sandow se apresentou em várias cidades nos Estados Unidos e Canadá, apresentado por Ziegfeld em um show chamado “The Sandow Trocadero Vaudevilles” e era apresentado como “The Perfect Man”, “The Strongest Man In The Earth”, etc. 

 As exibições de poses e controle muscular apresentando seu físico musculoso e proporcionado cativou as plateias, inclusive proeminentes pessoas da alta sociedade e famosos, como o inventor Thomas Alva Edison que se tornou seu amigo e fez inclusive um filme apresentando Sandow executando uma série de poses em 1894. Acesse:
http://youtu.be/x6wHr5eqT8w       Abaixo, um anúncio dos Spring Grip Dumb-bells




Sandow foi modelo para diversos artistas: pintores, fotógrafos e escultores; fundou em 1897 o Institute of Physical Culture, que originou várias filiais das Sandow Schools pelo mundo, digamos que tenha sido a primeira rede de academias internacionais; escreveu livros sobre cultura física e exercícios; foi Instrutor Físico Oficial do Rei George V da Inglaterra; lançou em 1898 a revista Physical Culture (depois renomeada como Sandow's Magazine of Physical Culture), produziu ou lançou diversos equipamentos e aparelhos para exercícios, inclusive o Sandow’s Spring Grip Dumb-Bells de 1899, aparelho que foi comercializado durante anos assim como também os expansores com molas e com elásticos, acompanhados por livretos de instruções para a execução de exercícios; lançou até um chocolate e sua imagem esteve presente em vários produtos. Em resumo, Sandow era um grande visionário dos negócios baseado no marketing de sua imagem.





E você pensando que treinamento em suspensão e com elásticos é grande novidade...

   Tão importante e respeitada é a figura de Sandow que um dos troféus de fisiculturismo mais cobiçados é o Mr. Olympia Sandow Trophy, que é uma cópia autorizada em bronze da estátua de Sandow feita originalmente em 1891 pelo artista Frederick W. Pomeroy.

Eugen Sandow encomendou várias cópias de sua estátua em bronze para serem vendidas ou presenteadas para amigos e também para enfeitar as filiais dos ginásios Sandow. A estátua serviu como troféu para premiar os 3 primeiros lugares no primeiro torneio de melhor físico organizado pelo próprio Eugen Sandow no dia 14 de Setembro de 1901 e que foi chamado de “The Great Competition”. Participaram 12 competidores, e os juízes foram: Sandow, Sir Arthur Conan Doyle e Sir Charles Lawes. O primeiro lugar recebeu o troféu em ouro, o segundo em prata e o terceiro, em bronze. Dizem que o troféu de ouro ganho por William L. Murray não existe mais, pode ter sido destruído ou derretido, assim como o de prata. Sobrou apenas o prêmio do terceiro lugar, em bronze.
 Quase 50 anos depois, o troféu original de terceiro lugar naquela competição de 1901 serviu como prêmio para o primeiro colocado do Mr. Universe de 1950 realizado em Londres. O favorito inglês Reg Park foi superado pelo norte-americano Steve Reeves, e o troféu foi para os Estados Unidos. Nas fotos ao lado vemos Steve Reeves, Mr. Universe 1950, exibindo o troféu Sandow original.

   Por sugestão de Joe Weider e de Arnold Schwarzenegger, a partir do ano de 1977, cópias da estátua de Sandow passaram a ser oficialmente o troféu para os vencedores do Mr. Olympia. Frank Zane foi o primeiro a receber a estátua. Também em 1977, Steve Reeves, ganhador do troféu de bronze original em 1950, recebeu como prêmio honorário uma estátua em ouro que afirma-se ser o troféu original de 1901. Hoje as duas estátuas pertencem a um colecionador.
TROFÉU SANDOW - Estátua de Sandow que desde 1977 é troféu de Mr. Olympia. Os fisiculturistas que já ganharam a estátua (até 2013): Frank Zane, Arnold Schwarzenegger, Franco Columbu, Chris Dickerson, Samir Bannout, Lee Haney, Dorian Yates, Ronnie Coleman, Jay Cutler, Phil Heath.
   Eugen Sandow morreu com apenas 58 anos e o motivo que o levou à morte prematura ainda é obscuro, dizem que foi por um derrame devido a consequências de um acidente automobilístico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.