Translate

domingo, 23 de junho de 2013

Confiança é Metade da Batalha - W.A. Pullum

Confiança é metade da batalha, e isso se relaciona diretamente com o seu progresso  no levantamento de peso. A expectativa para realizar um levantamento válido define as forças que irão possibilitar sua execução correta. Se não houver confiança naquilo que se está por fazer, não haverá sucesso! A confiança libera a mente dos temores do raciocínio hesitante que bloqueiam a execução do movimento. Estes bloqueios são produto da incerteza e de uma visão indecisa de si mesmo. Confiança, na medida da expectativa de sucesso no desempenho é construída, em primeiro lugar, inconscientemente através do conhecimento de que todas as posições corporais serão automaticamente confiáveis para a execução. O próprio corpo então passa a acreditar num estado de espírito decorrente da valorização das competências aparentemente físicas que o praticante possuía naquele momento, calculado a partir da “sensação” do peso. Assumir uma técnica confiável é o fator decisivo. Se o peso é sentido como "levantável", ele pode ser levantado. Isso é fato!
Pullum e sua "Barra de Desafio" 
Como estamos lidando com questões da mente, é instrutivo observar que todos os maiores campeões e recordistas que tenho conhecido, foram (ou são) homens que nunca se permitiram hipnotizar pela barra, ou serem intimidados por quanto peso tem na barra. A única coisa que os influenciava era como  estavam se sentindo naquele momento. Por causa disso, raramente tentaram feitos que estivessem além dos seus próprios limites de possibilidade naquele momento. Quem é realmente um grande levantador, não se deixa iludir com falsas perspectivas. Pelo menos enquanto está “em ação." – W.A. Pullum

O texto acima tem mais de 70 anos, ainda atual e muito importante, não só para o ato de levantar pesos, mas para a vida, porque é sobre uma base fundamental para todos, que é a CONFIANÇA. No texto abaixo, me inspirei em um texto que li do treinador norteamericano Nick Horton (co-proprietário da Asheville Strength), para falar sobre o uso indiscriminado de uma ferramenta muito comum em nossos “tempos modernos”, que é a câmera de vídeo. Esta ferramenta tão usada hoje, além de ser uma grande “massageadora de ego”, por tornar público imediatamente via internet os “grandes feitos atingidos” e “PR”s, também pode MINAR TODA A CONFIANÇA, sem que se perceba. Vamos ao texto:
Arthur Saxon
 


Um professor de teatro foi questionado uma vez porque não gravava em vídeo as apresentações para que os alunos pudessem ver mais tarde. Ele disse: "por quê? Os atores só vão se preocupar em assistir a si próprios ignorando completamente o contexto da peça." Este professor estava certo. Eu sei que hoje, com o advento dos celulares com câmera, todos nós temos a capacidade fácil de gravar em vídeo quase tudo o que fazemos. Isso significa que na academia você pode filmar seus treinos, fazendo puxadas e outros exercícios, e em seguida, assistir imediatamente para ver se você "fez certo". NÃO FAÇA ISSO! Confiança é tudo no esporte (e na vida). Cada vez que assistimos a um vídeo de nosso próprio treino, estamos centrados em nós mesmos e com isso perde-se o senso analítico do desempenho como um todo. Resumindo: Filmar treino não serve para nada além de massagear o ego (principalmente quando a filmagem é de um “PR”).

O treinador é quem vai ver o que falta ou perceber onde está a falha, mesmo ao avaliar movimentos válidos. Essa é uma das atribuições do trabalho do treinador. O atleta não é a pessoa indicada para perceber detalhes. O SEU trabalho como atleta é proteger e nutrir a confiança e crença em si mesmo como se sua vida dependesse disso. Simplesmente porque sua vida atlética depende de você.

Nada é mais precioso, raro, fácil de perder e frágil do que a sua crença honesta de que você terá sucesso, não importa o que aconteça. Não há nada que possa ficar no seu caminho para que tudo seja bem executado. Nota: isso não é arrogância; é inteligência e honestidade. É mais profundo. Pessoas arrogantes são muitas vezes aquelas que possuem a mais baixa confiança verdadeira em si. Você precisa de confiança real, não falsa.

Se você treina sozinho e é seu próprio treinador, tudo bem. Mas isso significa que, quando você assistir aos seus próprios vídeos, você tem que “desligar” o atleta e “ligar” o treinador. NÃO PODE FAZER ISSO ENQUANTO TREINA. Se fizer isto, será muito fácil acontecer de, ao assistir o vídeo “ainda como atleta” e perceber algo que possa parecer um erro gritante, seu foco será tão grande neste erro que poderá levar sua confiança para baixo, iniciando uma caminhada vertiginosa para o insucesso. Você vai começar a choramingar sobre como nunca vai alcançar seus objetivos, como você não é tão bom quanto qualquer outra pessoa etc.

Já se você simplesmente ouvir seu treinador (ou se treina sozinho, quando você “desliga o atleta” e “liga o treinador”) e implementar nos treinos aquilo de que você precisa para evoluir, tudo continua bem. Lembre-se: nunca deixe nada destruir a sua crença fundamental de que você vai alcançar seus objetivos, de que você é mais do que bom o suficiente para fazê-lo, de que você é capaz e tem CONFIANÇA. Crítica construtiva é importante, vinda de alguém que tenha esta atribuição.
Ao executar um Arranco ou Arremesso: NÃO PENSE, FAÇA!
Levantamentos Olímpicos são movimentos extremamente técnicos e devem ser executados à velocidade máxima e com peso máximo. O que isso significa na prática é que, quando você vai para a plataforma, é impossível executar o movimento como uma atividade consciente. Você não pode aprender a fazer algo inconscientemente tornando-se constantemente consciente. Assistindo a vídeos de si mesmo frequentemente, você está mantendo seu cérebro dentro de um processo de aprendizagem através da parte consciente do seu cérebro, dando um verdadeiro “curto-circuito” na parte onde acontece o aprendizado subconsciente (sistema nervoso parassimpático). Sem dar oportunidade de desenvolver a parte subconsciente, fica difícil a evolução necessária para evoluir no levantamento de peso.

Dentro deste assunto de “execução do movimento inconsciente”, quando o atleta está “concentrado no inconsciente para fazer sem pensar”, e neste momento alguém decide dar muitas instruções de última hora, estas instruções literalmente vão “entrar por um ouvido e sair pelo outro”, sem que o atleta tenha escutado.   
 
Seu objetivo como levantador de peso é aprender a SENTIR O PESO CORRETAMENTE. Isto não é possível se você estiver pensando. Você precisa literalmente levantar o peso com a mente em branco. Repare em muitos atletas que perdem a pedida antes do final da puxada. Dá para perceber que a expressão facial em um determinado momento muda. Temos a nítida impressão de que repentinamente saiu de uma hipnose. Mas o que você acha que acontece quando você está constantemente vendo seus vídeos? Você começa a pensar, por exemplo, na velocidade máxima, ou na extensão total antes de entrar na barra. Ao começar a pensar, é criado um ambiente mental oposto ao que você está querendo. Qual seria então a atitude correta? PERMANECER SEM PENSAR E SIMPLESMENTE FAZER.

Dependendo de quanto tempo você começou a treinar e de quantos Arrancos e Arremessos você já fez, na maior parte das vezes você não está fazendo errado. Em compensação, não há nada pior do que um levantador novato postando um vídeo on-line à procura de ajuda – a maior parte das opiniões ou dicas que ele vai receber será uma verdadeira tempestade de asneiras absolutamente inúteis sobre todas as coisas que estão "erradas".

"Errado" é um termo relativo, em parte, em relação ao seu nível. Se é seu primeiro dia de treino e você finalmente consegue encaixar um Arranco pela primeira vez corretamente, você fez certo. Neste momento não é importante se a posição do quadril não estava perfeita, se a barra passou bem longe do corpo ou se você não fez a expressão facial correta. O que os “entendidos da internet” não percebem é que um iniciante ainda não chegou ao estágio supostamente necessário para fazer tudo "certo". A aprendizagem é um processo e processos têm etapas. Seu objetivo no  momento não é perfeição, mas é praticando dentro do nível em que você se encontra agora para ir evoluindo.

Vídeo é uma ferramenta poderosa e potencialmente muito útil para a sua evolução. Nosso canal do YouTube do Brazilian Weightlifting  https://www.youtube.com/user/BrazilianWeightL no momento em que publiquei esta postagem conta apenas com poucos vídeos de competições que meus filhos e alguns alunos meus participaram. Pretendemos publicar muito mais, o vídeo é ferramenta importante, mas ao mesmo tempo pode ser um desastre, se mal utilizado. O trabalho de um atleta é desenvolver a CONFIANÇA e aprender a SENTIR O PESO CORRETAMENTE SEM PENSAR. O trabalho do treinador é ajudar o atleta a realizar estas duas coisas.

"Falhar não significa que você tenha fracassado, significa apenas que você ainda não conseguiu." - Jorge Califrer.

3 comentários:

  1. Jorge, quisera eu ter lido esse texto quando comecei. Acho que a parte mais difícil pra mim foi aprender a confiar no meu técnico e parar de ficar analisando tudo toda hora.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Danilo, sempre é tempo para refazer os planos. Você ainda tem mais tempo pela frente para treinar e evoluir do que o tempo que você já treinou até agora. Pensando assim, a tendência é para tudo melhorar muito. Um grande abraço.
    Jorge Califrer

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto! Não sou atletas do LPO, mas excuto alguns movimento, e as palavras servem para qualquer desporto! Valeu

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.