Translate

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Ivan Abadjiev (1932 - 2017). Também carinhosamente chamado de “O Açougueiro”.


Ivan Abadjiev (Novi Pazar, Bulgária 12 de Fevereiro de 1932 - Alemanha 24 de Março de 2017)  Ex-treinador da Bulgária e da Turquia, Ivan Abadjiev ficou famoso por ter revolucionado o Levantamento de Peso e pela formação de atletas em geral com uma abordagem radicalmente diferente de treinamento. Quando jovem, como atleta, ganhou medalha de prata no levantamento de peso no Campeonato Mundial de 1957. Depois de terminar sua carreira atlética, Abadjiev começou a treinar jovens levantadores de peso.

Na época, a Bulgária seguia os regimes de treinamento da União Soviética.  Abadjiev não compartilhava a mesma filosofia de treinamento dos russos, que usavam uma grande variedade de exercícios e a maior parte do treino é dedicado a cargas de até 85% das máximas. Abadjiev após pesquisar os treinamentos utilizados pelos time de basquete norte-americanos que enfatizavam muita especificidade, decidiu que seus atletas de Levantamento de Peso iriam se dedicar somente aos levantamentos competitivos e aos agachamentos pela frente e por trás. Seu levantadores deveriam também passar a maior parte do treino com carga igual ou superior a 95% do seu máximo. Não bastando, também era exigido uma carga de trabalho muito maior de seus atletas.


Nos manuais de treinamento russo na época em que Abadjiev era treinador, um levantador experiente em uma determinada categoria não levantava mais de 3000 toneladas por ano. Enquanto isso, um atleta búlgaro da mesma categoria treinado por Abadjiev levantava em um dia específico, 66 toneladas – ou seja, em 15 dias de treino seriam levantadas 1000 toneladas!

Seus levantadores ganharam algumas das primeiras medalhas da Bulgária no Campeonato Mundial Júnior e bateram vários recordes mundiais por enormes margens, de até 30 kg em uma categoria! Os diferentes métodos de treino próximos ao máximo geraram muitos problemas com os administradores esportivos da Bulgária. Abadjiev admite abertamente que teve sorte de não ser expulso do esporte, mesmo com o bom desempenho de sua equipe. 


Stefan Topurov (cat. 60kg), 1º a levantar + de 3x
o próprio peso: 185kg em Varna Bulgária1984

Devido a esse sucesso, ele finalmente começou o trabalho como treinador principal da equipe de levantamento de peso da Bulgária, país que até então nunca tinha sido um grande concorrente nas competições internacionais. Depois que ele assumiu a equipe masculina, passou a ganhar vários títulos Mundiais e medalhas Olímpicas com um grande número de recordes sendo batidos. Dos 6 primeiros atletas que conseguiram levantar 3 vezes seu peso corporal sobre a cabeça, os 5 primeiros a conseguir foram treinados por Abadjiev!


Naim Suleymanoglu é um dos grandes atletas de Abadjiev, demonstrando que o que fazia funciona e tem base. 

Abadjiev tinha imenso conhecimento sobre fisiologia, química e as leis de adaptação do corpo humano. Seu conceito sobre adaptabilidade:

“O corpo humano é como o de qualquer outro animal – adapta-se ao ambiente em que é colocado. Com o treinamento, você precisa estimular e exigir suficientemente do atleta (ou de você mesmo) para que a adaptação ocorra.”

E assim como ocorre com qualquer outro animal, Abadjiev treinava seus levantadores a serem capazes de levantar pesos máximos com o mínimo possível de aquecimento:

“Um antílope não pode pedir ao leão para esperar até que ele tenha se alongado e faça 10 séries de aquecimento antes que o leão tente pegá-lo!”  


Halil Mutlu - categoria 56kg: 168kg de Arremesso em 2001
Abadjiev mencionava que a adrenalina pode substituir os esteróides anabolizantes como um auxílio ao treinamento e que é necessária uma certa quantidade de adrenalina antes do levantador ser capaz de levantar cargas máximas. Para atingir a quantidade suficiente de adrenalina no sistema de um atleta, Abadjiev requeria uma frequência cardíaca acima de 180 bpm após a execução de cargas máximas. Há também uma maior eficiência do ATP (fonte de energia da nossa célula) a esta frequência. Se alguém disser que não é capaz de atingir acima de 180bpm em uma única repetição, Abadjiev simplesmente lhe diria que não está tentando o suficiente!

Sabemos que proteínas são necessárias para o crescimento e força muscular. Abadjiev defende a teoria de Hyden sobre a Memória Protéica, referindo-se que as proteínas “lembram” em que intensidade se desenvolveram, por exemplo: em 70%, 80%, 90% ou carga máxima. Devido a isso, para Abadjiev, não adianta desenvolver estruturas de proteínas a menos de 95% da carga máxima, porque abaixo disso é totalmente desnecessário para a competição.  Levantadores de peso em competição são obrigados a levantar pesos máximos, por isso é um desperdício de tempo desenvolver estruturas de proteína de intensidade mais baixa.

Em 95% do máximo em todos os esportes, a coordenação começa a esmorecer e Abadjiev não se importava muito se os levantadores não têm sucesso em tentar novos pesos máximos durante os treinos nas primeiras tentativas. Seria necessárias pelo menos 3 tentativas perdidas antes de passar para outro exercício. A adaptação para cargas acima do nível de 95% conduz eventualmente à produção de proteínas específicas que são necessárias para ser bem sucedido nos pesos.

"Se no início você não consegue, tente, tente e tente mais uma vez!"

Um exemplo do treino prescrito por Abadjiev:
De Manhã: Agachamento, Arranco, Arremesso, Arranco, Agachamento.
De Tarde: Agachamento, Arremesso, Arranco, Arremesso, Arranco, Agachamento.
Em cada exercício (mesmo nos executados duas vezes em cada sessão), o levantador treina normalmente com o peso máximo que pode levantar para uma repetição e, em seguida, diminui 10% do peso e completa 2 séries de 2 reps. Lembre-se que estes treinos são executados normalmente 6 dias por semana!

O grande treinador Abadjiev, "O Açougueiro" tinha uma abordagem completamente diferente dos modelos de treinamento tradicional.

Fica a questão: Você seria capaz de fazer o treinamento Búlgaro?

Jorge Califrer








Um comentário:

  1. Uno de los mas grandes entrenadores de la historia de los deportes de fuerza!!!

    Um dos maiores treinadores da história do esportes de força!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.