quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Eugene Sandow (1867 – 1925)


   Eugen Sandow (1867 – 1925) – É considerado o “Pai da Cultura Física Moderna”. Nascido na Prússia, Friederich Wilhelm Muller foi um dos pioneiros da Cultura Física e adotou o nome Eugen Sandow, quando imigrou para a Inglaterra em 1885 para escapar do serviço militar.  
 Começou em 1889 a se apresentar em público fazendo demonstrações de força. Foi o primeiro astro do show de variedades de Florenz Ziegfeld Jr., que nas apresentações de Sandow percebeu que o público ficava mais impressionado com a proporção da musculatura do que pelas demonstrações de força.
   Entre 1893 e 1896 Eugen Sandow se apresentou em várias cidades nos Estados Unidos e Canadá, apresentado por Ziegfeld em um show chamado “The Sandow Trocadero Vaudevilles” e era apresentado como “The Perfect Man”, “The Strongest Man In The Earth”, etc. 

 As exibições de poses e controle muscular apresentando seu físico musculoso e proporcionado cativou as plateias, inclusive proeminentes pessoas da alta sociedade e famosos, como o inventor Thomas Alva Edison que se tornou seu amigo e fez inclusive um filme apresentando Sandow executando uma série de poses em 1894. Acesse:
http://youtu.be/x6wHr5eqT8w       Abaixo, um anúncio dos Spring Grip Dumb-bells




Sandow foi modelo para diversos artistas: pintores, fotógrafos e escultores; fundou em 1897 o Institute of Physical Culture, que originou várias filiais das Sandow Schools pelo mundo, digamos que tenha sido a primeira rede de academias internacionais; escreveu livros sobre cultura física e exercícios; foi Instrutor Físico Oficial do Rei George V da Inglaterra; lançou em 1898 a revista Physical Culture (depois renomeada como Sandow's Magazine of Physical Culture), produziu ou lançou diversos equipamentos e aparelhos para exercícios, inclusive o Sandow’s Spring Grip Dumb-Bells de 1899, aparelho que foi comercializado durante anos assim como também os expansores com molas e com elásticos, acompanhados por livretos de instruções para a execução de exercícios; lançou até um chocolate e sua imagem esteve presente em vários produtos. Em resumo, Sandow era um grande visionário dos negócios baseado no marketing de sua imagem.





E você pensando que treinamento em suspensão e com elásticos é grande novidade...

   Tão importante e respeitada é a figura de Sandow que um dos troféus de fisiculturismo mais cobiçados é o Mr. Olympia Sandow Trophy, que é uma cópia autorizada em bronze da estátua de Sandow feita originalmente em 1891 pelo artista Frederick W. Pomeroy.

Eugen Sandow encomendou várias cópias de sua estátua em bronze para serem vendidas ou presenteadas para amigos e também para enfeitar as filiais dos ginásios Sandow. A estátua serviu como troféu para premiar os 3 primeiros lugares no primeiro torneio de melhor físico organizado pelo próprio Eugen Sandow no dia 14 de Setembro de 1901 e que foi chamado de “The Great Competition”. Participaram 12 competidores, e os juízes foram: Sandow, Sir Arthur Conan Doyle e Sir Charles Lawes. O primeiro lugar recebeu o troféu em ouro, o segundo em prata e o terceiro, em bronze. Dizem que o troféu de ouro ganho por William L. Murray não existe mais, pode ter sido destruído ou derretido, assim como o de prata. Sobrou apenas o prêmio do terceiro lugar, em bronze.
 Quase 50 anos depois, o troféu original de terceiro lugar naquela competição de 1901 serviu como prêmio para o primeiro colocado do Mr. Universe de 1950 realizado em Londres. O favorito inglês Reg Park foi superado pelo norte-americano Steve Reeves, e o troféu foi para os Estados Unidos. Nas fotos ao lado vemos Steve Reeves, Mr. Universe 1950, exibindo o troféu Sandow original.

   Por sugestão de Joe Weider e de Arnold Schwarzenegger, a partir do ano de 1977, cópias da estátua de Sandow passaram a ser oficialmente o troféu para os vencedores do Mr. Olympia. Frank Zane foi o primeiro a receber a estátua. Também em 1977, Steve Reeves, ganhador do troféu de bronze original em 1950, recebeu como prêmio honorário uma estátua em ouro que afirma-se ser o troféu original de 1901. Hoje as duas estátuas pertencem a um colecionador.
TROFÉU SANDOW - Estátua de Sandow que desde 1977 é troféu de Mr. Olympia. Os fisiculturistas que já ganharam a estátua (até 2013): Frank Zane, Arnold Schwarzenegger, Franco Columbu, Chris Dickerson, Samir Bannout, Lee Haney, Dorian Yates, Ronnie Coleman, Jay Cutler, Phil Heath.
   Eugen Sandow morreu com apenas 58 anos e o motivo que o levou à morte prematura ainda é obscuro, dizem que foi por um derrame devido a consequências de um acidente automobilístico.  

sábado, 7 de dezembro de 2013

Levantamento de Peso: Um pequeno glossário de termos de Física que você deveria saber – Jorge Califrer

Você nunca encontrou um bom motivo para estudar Física e fica meio sem saber o significado de alguns termos utilizados no estudo do Levantamento de Peso? Aqui vai uma pequena ajuda, e também alguns vídeos e imagens que valem a pena serem vistos porque demonstram na prática todos os itens abordados abaixo em frações de segundos:


ACELERAÇÃO - A aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Quando a velocidade é crescente, a força é aplicada a uma massa na direção do movimento aumentando a velocidade da massa (movimento uniformemente acelerado). Se a força é aplicada contra a direção do movimento, diminui sua velocidade (movimento uniformemente retardado). Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme. Acelerar um corpo é variar sua velocidade em um período de tempo.

ACELERAÇÃO TRANSVERSAL - Perpendicular à velocidade, causa mudança na direção.

AGILIDADE - A agilidade é a capacidade física de deslocar o corpo no espaço o mais rápido quanto for possível mudando o centro de gravidade sem perder o equilíbrio nem a coordenação. É a capacidade de reagir rapidamente em movimentos controlados e precisos.
Repare a agilidade sendo demonstrada na prática por Yurik Vardanian no vídeo:

ARRANCO ou ARRANQUE – O Levantamento em que muitos insistem em falar Snatch! Aprendam a falar o nome em seu idioma ou alternem um pouco utilizando o francês: Arraché.

Yury Zakharevich
ARREMESSO – A maioria só conhece como Clean & Jerk! Já sei a desculpa: dá para se referir ao Primeiro Tempo e ao Segundo Tempo em separado. Viram? Falei. Ou então utilizem o francês Epaulé (primeiro tempo) Jeté (segundo tempo)!

Coordenação motora - A capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos, resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que se demonstra. Coordenação colocada em prática, por Blagoy Blagoev: http://youtu.be/UlloF9DGUlk

Blagoy Blagoev
DINÂMICA - A quantidade de movimento (massa vezes a velocidade), ver também: transferência, momento ANGULAR e momento LINEAR.

energia cinética - É a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.

EQUILÍBRIO - Como uma qualidade física, este é o sentido cinestésico da posição exibindo o equilíbrio e o controle. Mecanicamente é o estado de equilíbrio, com igualdade de peso e de força. Fatores que afetam o equilíbrio e a estabilidade incluem o peso do objeto, dimensões de base, a altura do centro de gravidade e, também, a distância entre o centro de gravidade para a borda da base. Alguns levantadores Soviéticos da década de 80 demonstrando o equilíbrio: https://youtu.be/SioPbKVEoiY
Anatoly Khrapaty (1962- 2008)
falecido em acidente de motocicleta

FLEXIBILIDADE - a capacidade da articulação em mover-se sem dificuldade através de toda a amplitude de movimento de um músculo, sem que haja lesão ou restrição do movimento.

FORÇA – É o que produz ou tende a produzir uma mudança no estado de um corpo ou em repouso ou em movimento. No levantamento, é geralmente derivado de contrações musculares ou da força da gravidade. A eficiência das alavancas, força de vontade, capacidade de utilizar um grande número de fibras musculares etc., são todos os envolvidos. Relacionado com as três leis de Newton, é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia de um corpo, modificando-lhe a velocidade (seja na sua  magnitude ou direção, já que se trata de um vetor).

INÉRCIA - Todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. Essa "preguiça" é chamada pelos físicos de Inércia e é característica de todos os corpos dotados de massa. É a resistência a uma mudança de posição ou de movimento. Um  corpo resiste a ser posto em movimento, mas uma vez que se colocou em movimento, tende a manter a velocidade. Conhecida como princípio da inércia, a primeira lei de Newton afirma que: se a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nula, a velocidade do objeto é constante. Consequentemente:
- um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
- um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.

Leonid Taranenko
MASSA - isto designa a quantidade de matéria. Segundo o Sistema Internacional de unidades (SI), a medida da massa é o quilograma (kg). Leonid Taranenko em 1988 levantando bastante quantidade de matéria: 210 kg de Arranco e 266 kg de Arremesso: http://youtu.be/sWaNrln9pCU

MOMENTO (MOVIMENTO) ANGULAR - Uma parte do objeto permanece fixa em comparação com os outros e a rotação ocorre em torno desta parte, por exemplo, a coxa girando sobre o articulação do quadril ou o braço girando sobre a articulação do ombro. O momento angular é excepcionalmente útil na resolução de sistemas rotacionais, sejam eles formados por corpos rígidos ou por sistemas de partículas. Pode-se demonstrar que o torque resultante sobre um sistema é igual à taxa de variação temporal, a derivada no tempo, do momentum angular. Conclui-se que sempre que o torque total for zero o momento angular manter-se-á constante. Essa situação é mais comum do que parece, pois, usualmente, nos sistemas isolados, as forças que agem internamente entre os corpos geram torques que se anulam, já que tais forças são normalmente centrais (sua linha de ação passa pelo centro geométrico do corpo) o que faz com que os pares ação-reação anulem os torques.

MOMENTO (MOVIMENTO) LINEAR - este é o termo usado para descrever o movimento de um corpo em várias partes, viajando ao mesmo tempo, velocidade, distância e direção. O caminho ascendente da barra é um exemplo de MOVIMENTO LINEAR, mas deve ser enfatizado que, em levantamento como em muitos outros esportes, existem poucos bons exemplos de puro movimento linear. Em mecânica clássica, o momento linear é definido pelo produto da massa pela velocidade de um corpo. É uma grandeza vetorial, com direção e sentido, cujo módulo é o produto da massa pelo módulo da velocidade, e cuja direção e sentido são os mesmos da velocidade. A quantidade de movimento total de um conjunto de objetos permanece inalterada, a não ser que uma força externa seja exercida sobre o sistema. Esta propriedade foi percebida por Newton e publicada em 1687 na obra Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, na qual Newton define a quantidade de movimento e demonstra a sua conservação.

PARALELOGRAMO DE FORÇAS - quando várias forças estão agindo simultaneamente, força e direção resultantes dependem das forças relativas e da direção dos componentes. Esta relação é o paralelogramo de forças.

POTÊNCIA - a capacidade de executar o esforço em máxima velocidade. A capacidade de liberar a potência explosiva. Potência é força x velocidade. Frequentemente confundido com força, mas a diferença fundamental é que a potência coloca velocidade no esforço. Em física, potência é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em outros termos, potência é a rapidez com a qual uma certa quantidade de energia é transformada ou é a rapidez com que o trabalho é realizado. A potência consumida/dissipada por um ser humano é em torno de 100 watts, variando de 85 W durante o sono a 800 W ou mais enquanto pratica algum desporto. Ciclistas profissionais tiveram medições de 2000 W de potência realizada por curtos períodos de tempo. Estudos já mostraram que os levantadores de peso gastam uma quantidade enorme de energia durante a execução dos movimentos com cargas próximas às máximas, e isso varia entre atletas de várias categorias. Como exemplo, o Segundo Tempo do Arremesso variou em um consumo entre 2140 watts na categoria de 56 kg até 4786 watts para um levantador com mais de 105 kg. Levantadores pesados executando estes esforços de curta duração excedem qualquer uma das estimativas máximas para a capacidade de potência humana. Dois exemplos de potência - na categoria 60 kg: Naim Süleymanoğlu  https://youtu.be/jKsT-zG-w0k
- na categoria + 110 kg: Anatoly Pisarenko  http://youtu.be/Zh5t3_fcEII



RESISTÊNCIA - São diversos tipos de resistência, mas no Levantamento de Peso a resistência muscular é mais importante do que a resistência cardiovascular, embora esta também não fique em segundo plano. Resistência é a capacidade de exercer um trabalho (esforço) continuado com recuperação apenas parcial enquanto o mesmo está sendo executado.

Terceira Lei de Newton ou Lei da AÇÃO & REAÇÃO - A 3ª Lei de Newton afirma: "para cada ação existe uma reação igual e oposta." Esta lei tem um efeito fantástico no levantamento de peso. Se um corpo bater em outro e pela sua força lhe mudar a quantidade de movimento, sofrerá igual mudança na sua quantidade de movimento, em sentido oposto. As mudanças feitas por estas ações são iguais, não nas velocidades, mas nas quantidades de movimento dos corpos. Isto suposto que os corpos não sejam retidos por outros impedimentos. Portanto, se as quantidades de movimento são mudadas de igual, as mudanças de velocidades em sentido contrário são inversamente proporcionais às massas dos corpos. Treinadores deveriam aprender a diferença entre reações e movimentos provocados. Se um cavalo puxar uma pedra por meio de uma corda, o cavalo será puxado para trás igualmente em direção à pedra. Pois a corda esticada tanto puxa o cavalo para a pedra como puxa a pedra para o cavalo, tanto dificulta a progressão do cavalo como favorece a progressão da pedra.

TRANSFERÊNCIA - Frequentemente um corpo é colocado em movimento por transferência de momentum de parte do corpo para todo o corpo. Quando a força é transferida de uma parte para todo o corpo, massa x velocidade da parte = massa x velocidade de todo o corpo. Um bom exemplo de transferência é visto na puxada para executar o Arranco ou o Primeiro Tempo de Arremesso. A transferência de momentum do corpo para a barra é tão grande que a barra continua a se mover para cima, mesmo quando o corpo começa a se mover para baixo.

VELOCIDADE – É a distância que um corpo se move por unidade de tempo, mas a direção, bem como a taxa, deve ser considerada. O movimento deve ser expresso em tempo e em distância, por exemplo: quilômetros por hora ou mais apropriadamente ao analisar o movimento humano, em metros por segundo. A variação da velocidade em relação ao tempo é a aceleração. Entre o momento em que inicia a puxada do peso no chão e o encaixe acima da cabeça, alguns atletas em suas pedidas máximas chegam a executar perfeitamente um Arranco em 0,55 segundos, já os mais lentos chegam a 0,8 segundos.

Velocidade Angular - Para simplificar, é o ângulo através do qual um corpo viaja por segundo, por exemplo: se as costas se movem da horizontal para a vertical em torno da articulação do quadril em meio segundo, sua velocidade angular é de 180 graus (90 graus em 1/2 segundo = 180 graus em 1 segundo). Naturalmente, há pouca chance de o corpo estar se deslocando a uma taxa uniforme ao longo deste movimento, e, para maior precisão, deve ser considerada apenas uma pequena parte do movimento.

Viram? Tudo o que foi descrito acima acontece quando se executa um Arranco ou um Arremesso. Imagine se fosse necessário pensar nisso tudo antes de cada movimento. Seria simplesmente impossível. O melhor é o seguinte: Deixem de Grandes Teorias e Executem, Pratiquem! Se treina quase sempre sozinho, peça a alguém para corrigir os detalhes, mas escolha direito quem vai corrigir, para que as “correções” não se transformem em “frustrações”. Somente a prática levará ao melhor desempenho.

                                                                                       Jorge Califrer